top ads

Últimas postagens

Post Top Ad

Your Ad Spot

sábado, janeiro 09, 2010

O Mundo pede socorro!


"Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é mister que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem!" [1]

São mais de dois mil anos e ainda me surpreende a sabedoria das palavras de Jesus! Se formos perscrutar profundamente seus ensinamentos, veremos que, todos eles têm profundidade, uma profundidade que, muitas vezes, não conseguimos perceber de pronto.

O título deste artigo pode sugerir que vamos falar da violência urbana ou coisas correlatas, mas não!

O mundo pede socorro! E como pede socorro! Assistimos, aturdidos, os canais de televisão mostrando o grito de alerta da natureza.

Hoje (07/01/2010) assistíamos ao jornal e o apresentador afirmava que, no hemisfério norte não se via temperaturas tão baixas há 30 anos!

Aqui no Brasil, são as chuvas torrenciais destruindo tudo por onde passam e, surpreendendo todas as pessoas que afirmam nunca terem visto tanta água em 30 ou 40 anos de suas vidas!

Imagine-se que, há 30, 40, 50 anos pouquíssimas pessoas se preocupavam com a Ecologia, com sustentabilidade, em cuidar do planeta em que vivemos. Todos os que lutavam por esses ideais eram taxados de vagabundos que não têm o que fazer!

O planeta estertora tal qual um organismo intoxicado por venenos mortais e tenta, a todo custo, expulsar tais fluidos venenosos!

As nações mais ricas, com algumas exceções, não têm a menor preocupação com a natureza.

O mundo está cheio de escândalos e hoje nos defrontamos com outro tipo de “escândalo”: a agressão ao planeta Terra! Vem-nos, então, a advertência crística citada no cabeçalho deste simplório artigo!

Esquecemos do ciclo natural da vida, onde todos deveríamos viver em harmonia e, me vem à mente o trecho do poema “Desiderata”: “Você é filho do universo, irmão das estrelas e árvores, você merece estar aqui; e mesmo que você não possa perceber, a Terra e o Universo vão cumprindo o seu destino.[2]

E nós? Qual destino estamos cumprindo? Como estamos cuidando da nossa casa planetária, da nossa nave mãe que nos transporta pelos espaços infinitos, em busca da perfeição?

Quando assistimos aos jornais, sempre ouvimos a mesma pergunta: por quê isso acontece? E têm aqueles que culpam Deus pelas tragédias!

Ora, estaria Deus construindo de forma indisciplinada nos morros, nas margens dos rios? Teria sido Deus quem criou o buraco na camada de ozônio? Estaria Deus poluindo os mares, rios, lagos, matas e florestas com objetos que vão levar, no mínimo, 100 ou 200 anos para biodegradar?

É verdade que, muitos flagelos naturais destruidores levam ao caos momentâneo, mas muitas vezes, a desídia humana os tem aumentado:

741. Dado é ao homem conjurar os flagelos que o afligem?

“Em parte, é; não, porém, como geralmente o entendem. Muitos flagelos resultam da imprevidência do homem. À medida que adquire conhecimentos e experiência, ele os vai podendo conjurar, isto é, prevenir, se lhes sabe pesquisar as causas. Contudo, entre os males que afligem a Humanidade, alguns há de caráter geral, que estão nos decretos da Providência e dos quais cada indivíduo recebe, mais ou menos, o contragolpe. A esses nada pode o homem opor, a não ser sua submissão à vontade de Deus. Esses mesmos males, entretanto, ele muitas vezes os agrava pela sua negligência.[3] (grifos meus)

Incrível como o ensino de O Livro dos Espíritos está atualíssimo!

Será que o ser humano esperará acabar todos os recursos naturais para despertar do seu sono egoístico e criminoso?

Jesus nos advertiu e sua advertência não deve ser apenas entendida no campo individual, afinal, Ele é o Governador Espiritual deste mundo, já apresentado nas sábias e inspiradas palavras de João:

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. [4]



[1] - Mateus, 18:7
[3] - KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. 76ª Ed. FEB/Rio. Questão 741
[4] - João, 1: 1-4

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Your Ad Spot