top ads

Últimas postagens

Post Top Ad

Your Ad Spot

terça-feira, novembro 20, 2012

ORIENTAÇÕES KARDEQUIANAS - III



ORIENTAÇÕES KARDEQUIANAS - III

“Há entre o espiritismo e outros sistemas filosóficos esta diferença capital; que estes são todos obras de homens, mais ou menos esclarecidos, ao passo que, naquele que me atribuís, eu não tenho o mérito da invenção de um só princípio. Diz-se: a filosofia de Platão, de Descartes, de Leibnitz; nunca se poderá dizer: a doutrina de A. Kardec; e isto, felizmente, pois que valor pode ter um nome em assunto de tamanha gravidade? O espiritismo tem auxiliares de maior preponderância, ao lado dos quais somos simples átomos”.[1] (grifei)


Acho que bastaria tal afirmativa de Allan Kardec para acabar de uma vez por todas com essa história de kardecismo ou Espírita kardecista.

Como o próprio Kardec afirma, ele não criou nada, tendo sido o responsável por organizar (codificar) o ensino trazido pelos Espíritos.

No entanto, em nosso Brasil de tantos povos e culturas, falta um pouco, ou talvez muito estudo sobre a Doutrina Espírita.

Parece um paradoxo, considerando que os Centros Espíritas e as Federativas Estaduais procuram sempre manter reuniões de estudos doutrinárias.

Mas é comum a confusão em torno do que seja Doutrina Espírita ou Espiritismo e, mais ainda, afirmar que somos Espíritas kardecistas. Somos, simplesmente, Espíritas cristãos.

Já ouvi muita desculpa para dizer-se Espírita kardecista, mas não é aceitável. Temos de manter uma divulgação clara e precisa da Doutrina Espirita, por todos os meios lícitos, tendo o cuidado com temas estranhos e que não passam, nem de leve, pelo crivo doutrinário de Allan Kardec.

A humildade do mestre lionês é incomensurável, quando afirma que não passa de um átomo!
Mas, se não podemos dizer “a Doutrina de Kardec”, podemos, com certeza dizer: as orientações de Allan Kardec ou orientações kardequianas, porque foram organizadas sob a orientação dos Espíritos Reveladores que estiveram atentos a quaisquer erros[2] humanos por parte do insigne Codificador, chamado por C. Flamarion de “o bom senso encarnado”.


[1] - KARDEC, Allan. O que é o Espiritismo. Cap I.
[2] - KARDEC, Allan. O Livro dos Médiuns. II Parte. Cap. V, nº 86. 62. Ed.FEB

Post Top Ad

Your Ad Spot