segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Cardiologista holandês expõe suas pesquisas em experiência de quase-morte em congresso médico em Goiânia

Dr. Pim van Lommel estará no MEDNESP 2015 e afirma que fenômeno de quase-morte é uma experiência autêntica

Giovana Campos

A 10ª edição do Mednesp – Congresso Nacional Médico-Espírita do Brasil reunirá membros de 60 Associações Médico-Espíritas do Brasil (AMEs) e internacionais, profissionais da Saúde e o público geral para discutir as mais recentes pesquisas sobre ciência e espiritualidade com o tema “Os desafios do paradigma médico-espírita no ensino, na pesquisa e na prática clínica”. O evento, organizado pela AME-Brasil e AME-Goiânia, acontecerá de 3 a 6 de junho, no Centro de Convenções de Goiânia (GO).

Como cardiologista, o Dr. Pim van Lommel ficou impressionado com o número de seus pacientes que afirmaram ter experiências de quase-morte (EQM), durante seus episódios de parada cardíaca. Como cientista, foi difícil para ele aceitar esse fenômeno. Diante desse dilema, o Dr. van Lommel decidiu planejar um estudo para investigar o fenômeno no ambiente controlado de um conjunto de hospitais com uma equipe médica treinada. Por mais de vinte anos o Dr. van Lommel estudou sistematicamente essas experiências de quase-morte em uma grande variedade de pacientes do hospital que sobreviveram à uma parada cardíaca. Atualmente, faz pesquisa em tempo integral sobre a relação mente-cérebro. Na palestra Consciouness beyond life (Consciência Além da Vida), ele trará uma apresentação detalhada de seus resultados e teorias, fornecendo evidências científicas de que o fenômeno de quase-morte é uma experiência autêntica, que não pode ser atribuído à imaginação, psicose, ou privação de oxigênio. De acordo com seus estudos, é fato que depois de uma experiência tão profunda, as personalidades da maioria dos pacientes sofrem uma mudança permanente. Na opinião do Dr. van Lommel, os pontos de vistas atuais sobre a relação entre o cérebro e a consciência concebidos pela maioria dos médicos, filósofos e psicólogos são demasiado limitados para a devida compreensão do fenômeno. Desde que começou sua pesquisa sobre EQM em sobreviventes de parada cardíaca em 1986, já publicou mais de 30 artigos sobre o tema (a maioria deles em holandês) e vários capítulos de livros também sobre EQM.

Dr. Pim van Lommel - Em 2005, recebeu o “Dr. Bruce Greyson Research Award” da Associação Internacional de Estudos de Quase-Morte (IANDS). Em 2006, o presidente da Índia ofereceu-lhe o “Prêmio Dr. Pim van Lommel O Dr. Pim van Lommel nasceu em 1943 e formou-se médico em 1971 na Universidade de Utrecht, na Holanda. Em 1976 concluiu sua especialização em cardiologia e trabalhou como cardiologista entre 1977 e 2003 no Hospital Rijnstate, um hospital escola de 800 leitos em Arnhem, Holanda. Time Life” no Congresso Mundial de Cardiologia Clínica e Preventiva em Nova Dehli. Recentemente, ele recebeu o Book Award 2010 da Rede Científica e Médica. Ao longo dos últimos anos, Dr. van Lommel fez palestras em todo o mundo sobre as EQM e a relação entre consciência e função cerebral. O Dr. Pim van Lommel nasceu em 1943 e formou-se médico em 1971 na Universidade de Utrecht, na Holanda. Em 1976 concluiu sua especialização em cardiologia e trabalhou como cardiologista entre 1977 e 2003 no Hospital Rijnstate, um hospital escola de 800 leitos em Arnhem, Holanda.


MEDNESP 2015


Centro de Convenções de Goiânia - Goiânia / GO - De: 3 a 6 de junho - www.mednesp2015.com.br



Giovana Campos 

Departamento de comunicação/ AME-Brasil

Poderá gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...