domingo, 30 de dezembro de 2018

Transição planetária: o equívoco de Alcyone (republicando)

Hoje (11/06/2011), estive no Centro Cultural para a palestra  sobre Transição Planetária, que é moda agora. Já tivemos várias modas em nosso movimento. Lembro-me de uma que era a “proposta de alteridade”. Todo congresso, seminário, simpósio, falava sobre alteridade.

Aglomerado Aberto Plêiades - mais informações (republicando)

Annotated Image of the Pleiades and HST Field of View

Source: Hubblesite.org

A imagem acima, tirada do site do Hublle, mostra as 9(nove) estrelas vísiveis das Plêiades, abaixo, mais uma matéria sobre o aglomerado.

Alcyone e o cinturão de fótons (republicando)

É difícil não me manifestar quando vejo tanta gente assustada sem motivo. Por isso, resolvi escrever em resposta àqueles que estão utilizando a Internet para divulgar que caminhamos rapidamente em direção a um destino mais insólito do que a chegada de Hercólubus. 

O aglomerado aberto das Plêiades ou M45 – conhecendo melhor (republicando)

O aglomerado estelar aberto das Plêiades é o aglomerado de estrelas mais brilhante em todo o céu. As Plêiades também são conhecidas por vários outros nomes tais como "Sete Irmãs", como M 45 pela classificação do catálogo Messier, e como "Subaru" no Japão. Este aglomerado está localizado na constelação do Touro (Taurus). Seis das estrelas nas Plêiades são visíveis sem o auxílio de telescópios. Aproximadamente 500 estrelas pertencem ao aglomerado estelar aberto das Plêiades e a maioria delas são fracas. Uma nebulosa de reflexão circunda estas estrelas.