top ads

Últimas postagens

Post Top Ad

Your Ad Spot

domingo, julho 05, 2020

Reencarnação de Césares...

Júlio Cesar - crédito imagem [1]
Quando se fala em Impérios da antiguidade, junto com tantos outros, surge o nome do Império Romano, com as suas Legiões e seus Césares. 

No estudo da Doutrina Espírita, temos a Lei da Reencarnação ou Palingenesia. Lei Natural que rege os destinos, tanto dos seres vivos, no reino animal e hominal, quanto dos povos, das civilizações. 

Assim nos ensinam os Espíritos Reveladores na questão 215 de O Livro dos Espíritos: 

215. Que é o que dá origem ao caráter distintivo que se nota em cada povo? 
“Também os Espíritos se agrupam em famílias, formando-as pela similitude de seus pendores, mais ou menos puros conforme a elevação que tenham alcançado. Pois bem: um povo é uma grande família formada pela reunião de Espíritos simpáticos. Na tendência que apresentam os membros dessas famílias para se unirem é que está a origem da semelhança que, existindo entre os indivíduos, constitui o caráter distintivo de cada povo. Julgas que Espíritos bons e humanitários procurem, para nele encarnar, um povo rude e grosseiro? Não. Os Espíritos simpatizam com as coletividades, como simpatizam com os indivíduos; nelas se acham no meio que lhes é próprio. ” 

Em outro artigo, falamos sobre as vidas de Frederico Chopin

Hoje, vamos ver a Lei da Reencarnação em outros grandes vultos da nossa história, tudo embasado em Allan Kardec e obras subsidiárias: Reencarnação dos Césares. 

Embasar-nos-emos em dois textos, um do livro Cartas e Crônicas e o outro da Revista Espírita (12/1859). 

De início, este artigo não pretende esgotar o tema, até porque não temos tal pretensão, mas podemos considera-lo como o átrio para novas pesquisas sobre o assunto e, certamente, encontrando outros materiais a respeito, acrescentá-lo-ei a este. 

Lembremos que Roma sempre tratou seus Imperadores por Cesar, então, quando falamos de Césares, não significa a mesma pessoa, necessariamente. 

Feitas essas premissas, passemos ao que interessa. 

REENCARNAÇÃO DE UM DOS CESARES COMO NAPOLEÃO BONAPARTE [2]: 

Napoleão Bonaparte - crédito imagem [3]

Não consegui identificar a qual Cesar a mensagem se refere e que transcrevo pequeno trecho a seguir, para não ficar uma leitura muito longa (Destaquei)

O celeste emissário, sorrindo com naturalidade, ergueu-o, de pronto, e procurava abraçá-lo, quando o Céu pareceu abrir-se diante de todos, e uma voz enérgica e doce, forte como a ventania e veludosa como a ignorada melodia da fonte, exclamou para Napoleão, que parecia eletrizado de pavor e júbilo, ao mesmo tempo: 
— Irmão e amigo, ouve a Verdade, que te fala em meu espírito! Eis-te à frente do apóstolo da fé, que, sob a égide do Cristo, descerrará para a Terra atormentada um novo ciclo de conhecimento… 
César ontem, e hoje orientador, rende o culto de tua veneração, ante o pontífice da luz! Renova, perante o Evangelho, o compromisso de auxiliar-lhe a obra renascente! … 

O Espírito Irmão X, pseudônimo adotado pelo Espírito Humberto de Campos, que passou a psicografar assim por conta do famoso processo sofrido por Chico Xavier e a FEB, movido por seus herdeiros, nos traz a revelação de que o pequeno Corso, Napoleão Bonaparte, era uma das encarnações de um dos antigos Césares romanos. 

Não vamos aqui escrever sobre a vida do famoso Imperador Francês por fugir ao escopo do artigo. Basta uma simples pesquisa na internet ou no youtube, e vamos encontrar farto material, desde artigos, documentários e filmes. 

REENCARNAÇÃO DE UM DOS CESARES COMO LUIS IX 

Luís IX - crédito imagem [4]


Luís IX é conhecido como São Luís e é o mesmo Espírito que escreve várias mensagens na Codificação Kardequiana e dá muitas orientações e Allan Kardec. 

Na Revista Espírita há esta mensagem de Júlio Cesar (Destaquei):[5]

(...) Tendes o exemplo do César moderno e o meu. Por várias existências miseráveis e obscuras eu tive que expiar as minhas faltas e, da última vez, vivi na Terra com o nome de Luís IX. 
JÚLIO CÉSAR 

Note-se que, Allan Kardec não questionou esta informação e a publicou na Revista Espírita.

Luís IX é, inclusive, retratado no excelente filme Cruzada, cujo título original é Kingdom of Heaven

Aqui vemos, mais uma vez, personalidades históricas em seu carreiro evolutivo, vivenciando novas experiências com interstícios longos, nos quais tiveram algumas existências apagadas, para ressurgirem no palco do mundo, respondendo ante a Lei de Causa e Efeito. 

Infelizmente, não localizei outras informações sobre as encarnações posteriores de Luís IX ou de Napoleão Bonaparte.




___________________
[1] - Crédito imagem Júlio Cesar: Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=51254904
[2] - CARTAS E CRÔNICAS, pelo Espírito IRMÃO X. Médium. FC Xavier, cap. 28 – Kardec e Napoleão.
[3] -Crédito imagem Napoleão Bonaparte: Por Jacques-Louis David - zQEbF0AA9NhCXQ at Google Cultural Institute maximum zoom level, Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=22174172
[4] - Crédito imagem Luís IX: Por El Greco, Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=37222733
[5] - Dezembro de 1859

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Your Ad Spot