top ads

Últimas postagens

Post Top Ad

Your Ad Spot

quinta-feira, dezembro 29, 2022

O que esperar do Movimento Espírita de Garanhuns em 2023?

 


(Artigo publicado originariamente no Portal Garanhuns Espírita)

Antes de qualquer coisa, é preciso separar bem o que é Movimento Espírita de Doutrina Espírita.

O Movimento Espírita é o trabalho realizado por aqueles que fazem as Casas Espíritas, no propósito de divulgar a Doutrina, o que deixa bem claro que, o Movimento não é a Doutrina em si.

O Movimento Espírita por ser feito por nós, reflete as nossas imperfeições naturais e, muitas vezes, apresenta inconsistências totalmente contrárias aos postulados Espíritas.

Aqui e ali vemos isto ocorrer.

Já a Doutrina Espírita permanece incólume e pura como no-la apresentaram os Espíritos Codificadores, porém, progressiva como tem de ser.

Só para lembrar: a Doutrina é dos Espíritos e não nossa!

Nada obstante, qualquer conteúdo que venha ser apresentado como Doutrina Espírita, precisa passar pelo crivo kardequiano, através do controle universal do ensino dos Espíritos (destaquei):

Uma só garantia séria existe para o ensino dos Espíritos: a concordância que haja entre as revelações que eles façam espontaneamente, servindo-se de grande número de médiuns estranhos uns aos outros e em vários lugares. (1)

Só assim, teremos a garantia de que o ensino apresentado é coerentemente doutrinário.

E, na dúvida, trazemos à baila o ensino de Erasto (destaquei):

Na dúvida, abstém-te, diz um dos vossos velhos provérbios. Não admitais, portanto, senão o que seja, aos vossos olhos, de manifesta evidência. Desde que uma opinião nova venha a ser expedida, por pouco que vos pareça duvidosa, fazei-a passar pelo crisol da razão e da lógica e rejeitai destrambelhadamente o que a razão e o bom senso reprovarem. Melhor é repelir dez verdades do que admitir uma única falsidade, uma só teoria errônea. Efetivamente, sobre essa teoria poderíeis edificar um sistema completo, que desmoronaria ao primeiro sopro da verdade, como um monumento edificado sobre areia movediça, ao passo que, se rejeitardes hoje algumas verdades, porque não vos são demonstradas clara e logicamente, mais tarde um fato brutal, ou uma demonstração irrefutável virá afirmar-vos a sua autenticidade.(2)

Após esta “introdução”, vamos à resposta à nossa pergunta do início do artigo.

Embora no passado tenhamos ouvido opiniões um tanto ou quanto distorcidas da realidade, afirmando que o Movimento Espírita de Garanhuns estava engatinhando, somos daqueles que discordamos totalmente de tal assertiva.

Até aos anos 90, nossa cidade só contava com 4 instituições Espíritas, a saber, SEAK – Seara Espírita Allan Kardec (1929), CEDAC – Centro Espírita Deus, Amor e Caridade (1947), Sociedade Garanhuense de Estudos Espíritas – Casa Bezerra de Menezes (1966) e o Centro Espírita Paulo de Tarso (1971).

Então, surgiram a Seara Espírita Caridade (1990), a Seara Espirita Chico Xavier (1993), a Seara Espírita Cristã Nosso Lar (1994) e o CEDE Joanna de Angelis (1998).

São 8 Casas Espiritas oficialmente consideradas em nossa cidade, o que demonstra o crescimento, ao longo dos anos, do nosso Movimento.

Tivemos ainda uma ou outra que foi fundada, mas de curta duração.

Além das reuniões ordinárias de cada Instituição, tivemos durante este ano, a realização dos eventos considerados permanentes, como a SEMANA ESPÍRITA DE GARANHUNS que teve a sua 54ª edição, o ENGAJE – ENCONTRO GARANHUENSE DE JORNADA ESPÍRITA, realizado em sua 33ª edição.

O GACE realizou um grande evento, com a cantora Espírita VALDA SEDICIAS, com a presença de grande público no Centro Cultural.

O Centro Espírita Paulo de Tarso nos trouxe o seminário MEDIUNIDADE E SAÚDE, com o Dr Jean Rafael, da cidade de Arapiraca/AL.

O CEDE Joanna de Angelis com o apoio integral ao SETEMBRO AMARELO: DIGA NÃO AO SUICÍDIO.

Além desses eventos, sempre alguma instituição, traz algum palestrante convidado de outra cidade para realizar palestra, com a presença das Casas Irmãs.

Assim, 2023 nos aguarda com uma boa expectativa de eventos Espíritas, tendo em vista que, devido à pandemia, não tivemos a tradicional Feira do Livro Espirita de Garanhuns.

Anotemos na agenda:

  • Previsto para março/2023: ENGAJE, sob a organização da SEAK;
  • Previsto para setembro/2023: 55ª SEMANA ESPÍRITA DE GARANHUNS, sob a organização da Casa Bezerra de Menezes e o SETEMBRO AMARELO no CEDE Joanna de Angelis;
  • Sem previsão de data ainda: FEIRA DO LIVRO ESPÍRITA DE GARANHUNS - FLEG

Fora estes eventos importantes, aguardemos as surpresas agradáveis que virão em 2023, torcendo que tenhamos a oportunidade de boas palestras, sempre fieis aos princípios doutrinários e ao tríplice aspecto da Doutrina: Ciência, Filosofia e Religião, como bem postulado por Kardec.

 

Referências:
1 -  KARDEC, Allan in O Evangelho Segundo o Espiritismo, Introdução, Item II;
2 - Idem, in O LIVRO DOS MÉDIUNS, 2ª parte, Cap. XX, item 230

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Your Ad Spot