top ads

Últimas postagens

Post Top Ad

Your Ad Spot

quarta-feira, junho 23, 2010

O Movimento Espírita em Garanhuns

Há 26 anos eu me iniciava na Doutrina Espírita. mais precisamente, no dia 11/09/1984 (nossa! Logo 11 de setembro?). Eu chegava pela primeira vez ao Centro Espírita Deus, Amor e Caridade - CEDAC, e lá fiquei até o ano de 2006 quando, junto com outros companheiros, fundei o Centro de Estudos Espíritas Maria de Nazaré – CEEMAN.

Lembro que passei muitas vezes defronte o CEDAC e o Allan Kardec, que são vizinhos, quando ia com os amigos, jogar bola ou fazer educação física no Parque Euclides Dourado e, nunca me despertou interesse algum.

Tenho as melhores lembranças do CEDAC, pois foi justamente lá onde comecei meus estudos e atividades no Movimento Espírita, contando então, com 16 anos.

Por curiosidade, cheguei ao CEDAC, levado por duas tias minhas que já o freqüentavam, mas que não eram Espíritas, apenas simpatizantes.

Por curiosidade, também, fui conhecer as outras casas Espíritas de Garanhuns que, àquela época eram apenas quatro: o CEDAC, a Sociedade Espírita Allan Kardec, hoje Seara Espírita Allan Kardec, o Centro Espírita Bezerra de Menezes e o Centro Espírita Paulo de Tarso.

É sobre isso que venho falar hoje: o Movimento Espírita em Garanhuns, que começou em 03/03/1929, com a fundação da Sociedade Espírita Allan Kardec - SEAK, na Rua Joaquim Távora, a casa decana de Garanhuns e, naqueles idos, não era fácil ser Espírita, devido à intolerância religiosa e ao preconceito. Coisas que ainda hoje existem, mas com muito menor força, porque, ser Espírita parece estar na moda para muita gente. Tanto é, que tem muito Espírita que não conhece a Codificação e se deixa levar pelo “modismo” ou coisa pior.

Anos após a fundação da SEAK, um grupo de trabalhadores fundou, em 20/07/1947 o Centro Espírita Deus, Amor e Caridade, na Rua Amaury de Medeiros, 87, em terreno doado para tal fim. Tornavam-se, assim, vizinhos.

Em 10/07/1966 foi fundada a Sociedade Garanhuense de Estudos Espíritas - Casa Bezerra de Menezes, no bairro de Heliopolis, num ponto mais para dentro, logo depois da Casa de Saúde Perpétuo Socorro.

No dia 31/10/1971, no Bairro da Boa Vista, na Rua Desembargador João Paes, 233, era fundado o Centro Espírita Paulo de Tarso.

Aqui preciso abrir um parêntese para falar do Centro Espírita Irmã Maria, fundado em janeiro de 1988, na Fazenda Fojus e que não sei se ainda funciona, nem sei se ainda funciona, pois não tenho contato com ninguém de lá e nem tenho recebido nenhuma informação sobre o referido Centro, nem mesmo no site do Lar Espírita Chico Xavier.

Eis que chegaram os anos 90 e o Movimento Espírita deu um grande salto com o surgimento de mais 04 casas Espíritas: O Centro Espírita Nosso Lar, à Rua São Luiz, 1145 – Bairro do Magano (outros dados não informados), a Seara Espírita Caridade (02/09/1990), a Seara Espírita Chico Xavier (18/04/1993) e o Centro de Estudo e Difusão Espírita Joanna de Angelis (10/1998).

Chegam os anos 2000 e o Joanna de Angelis é a caçula de Garanhuns, quando, em 28/10/2006 nascia o Centro de Estudos Espíritas Maria de Nazaré – CEEMAN, — www.garanhunsespirita.com.br/ceeman — no qual fui eleito seu vice-presidente para o primeiro biênio.

Agora, um dado curioso: quando somente existiam 04 casas Espíritas em Garanhuns, foi feita uma pesquisa e constatou-se a existência de — pasmem! — 87 Centros Espíritas, somente no bairro de Heliópolis! Se fosse verdade, era Centro Espírita que não acabava mais. Pena que foi uma informação totalmente distorcida da realidade, pois que consideraram as casas de umbanda e candomblé como sendo Espírita.

O mais grave é que aqui em Garanhuns tem muito terreiro com o nome de Centro Espírita e, como as pessoas não querem se dar ao trabalho de estudar o assunto, engolem gato por lebre achando que, “tudo é Espiritismo”!

Bom, e para completar, temos o Portal Garanhuns Espírita — http://www.garanhunsespirita.com.br/ —, que há dez anos vem realizando um trabalho de esclarecimento e divulgação do Espiritismo em seu Tríplice Aspecto: CIÊNTÍFICO, FILOSÓFICO e RELIGIOSO!


CRONOLOGIA
Entidade
Data de fundação
Idade
Seara Espírita Allan Kardec - SEAK
03/03/1929
81 anos
Centro Espírita Deus, Amor e Caridade – CEDAC
20/07/1947
63 anos
Sociedade Garanhuense de Estudos Espíritas
- Casa Bezerra de Menezes
10/07/1966
44 anos
Centro Espírita Paulo de Tarso
31/10/1971
39 anos
Seara Espírita Caridade
02/09/1990
20 anos
Seara Espírita Chico Xavier
18/04/1993
17 anos
Centro de Estudo e Difusão Espírita
Joanna de Angelis – CEDE
10/1998
12 anos
Centro de Estudos Espíritas Maria de Nazaré -
CEEMAN
(NOTA: esta instituição encerrou suas atividades)
*
*

Caso você queira conhecer as atividades de cada instituição, acesse o Portal Garanhuns Espírita e clique em Endereços dos Centros Espíritas Garanhuns.

NOTA DO AUTOR: Artigo também publicado no Portal Garanhuns Espírita.

Post Top Ad

Your Ad Spot